Integrantes
Artur Marques (UFPB)
Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Meu trabalho diz respeito aos possíveis diálogos entre a fenomenologia, a psicanálise e a sociologia, com enfoque nos autores Peter Sloterdijk, Donald Woods Winnicott e Pierre Bourdieu.
Possuo interesse particular em filosofia da mente e o debate sobre consciência e materialidade feito por David Chalmers e seus possíveis desdobramentos nas Ciências Sociais.
E-mail: Orlim03@gmail.com
Davi Lucena Barreto (PPGS-UFPB)
Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com financiamento da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Também é mestre em Sociologia (2023), com financiamento CAPES, e bacharel em Ciências Sociais (2019) pela mesma universidade, com período sanduíche na Universität Vechta, Alemanha, e obtenção de Láurea Acadêmica.
Participa do grupo de pesquisa em sociologia das classes sociais, da experiência e razão sociológica (CERES).
Áreas de interesse: teoria disposicionalista, sociologia digital e sociologia da cultura.
E-mail: l.barreto.davi@gmail.com
Dayana Almeida Seguins (UFPB)
Sou natural de Recife, Pernambuco, e atualmente estou no sétimo período do curso de Bacharelado em Ciências Sociais. Dedico meus estudos à análise da violência de gênero na esfera política. Além disso, sou bolsista no projeto de extensão intitulado “Democracia, Participação Popular e Cidadania”, e também atuo como voluntária na biblioteca do Centro Comunitário Bom José.
Nos momentos livres, gosto de correr, nadar e me aventurar no mundo da fotografia. Sou apaixonada pela leitura, especialmente pelo gênero de ficção científica, sendo Octavia E. Butler, minha autora favorita.
E-mail: dayana.almeida2@academico.ufpb.br
Gabriel Farias Pereira (PPGS-UFPB)
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestrando na mesma instituição. Meu trabalho de pesquisa se concentra na intersecção entre a sociologia da cultura e a sociologia das classes, explorando a relação entre formas simbólicas e reprodução social.
No âmbito do atual mestrado, estudo a emergência da capoeira como objeto de pesquisa científica nas universidades brasileiras, analisando as interações entre o campo acadêmico, o campo político e o mundo da capoeira.
Investiguei na graduação o funcionamento dos mercados informais e ilegais como estratégias de reprodução social para frações das classes populares nas periferias do capitalismo.
Possuo um interesse particular na epistemologia das ciências sociais, com foco na sinergia entre o estruturalismo genético de Pierre Bourdieu e o Realismo Crítico de Roy Bhaskar.
E-mail: gabriel.pereira@academico.ufpb.br
Leydianne Gonzaga (PPGS-UFPB)
Graduada em Ciências Sociais e mestranda em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba, desenvolve uma pesquisa que conecta, de uma perspectiva interseccional, as relações étnico-raciais, de gênero, e identidade com a produção artística e cultural. Em seus estudos, destaca-se a importância da arte como um veículo de compreensão social, analisando-se como manifestações artísticas servem não apenas como efeito de contextos históricos e culturais, mas também como uma ferramenta ativa de resistência e transformação social.
Seu interesse recai especialmente sobre artistas e movimentos que utilizam a arte como meio de contestação às estruturas de opressão e desigualdade, seja no campo das relações raciais, de gênero ou de classe. Atualmente investiga de que forma figuras como Rosana Paulino e coletivos contemporâneos de arte negra e feminista, através de suas criações, questionam narrativas hegemônicas, promovendo a autodefinição e a visibilidade de grupos marginalizados.
E-mail: leyd.gonzaga@gmail.com
Luciana Carmélio (PPGS-UFPB)
Advogada, mestra e doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba .
É especialista em Direito Material e Processual do Trabalho. Tem como principais temas de pesquisa: relações de trabalho e desenvolvimento, mercado de trabalho e empregabilidade, direito e regulação das relações laborais, gênero e sociologia do trabalho.
É integrante do Grupessc UFPB- Grupo de pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultural e Labores UFPB - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Extensão sobre trabalho.
E-mail: lucianacarmelio@gmail.com
Maria Clara Menezes (PPGS-UFPB)
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestra em Sociologia pela mesma instituição (PPGS-UFPB). Foi extensionista no campo e no Brejo paraibano; monitora e estagiária docente em Antropologia social e Sociologia do trabalho; e bolsista PIBIC durante dois anos (2018-2020), com financiamento do CNPq. Atualmente, é bolsista de doutoramento Capes (PPGS-UFPB) e desenvolve pesquisa sobre trabalhadoras domésticas e suas sociabilidades, com foco na Teoria da Prática, anticolonialidade e subordinação.
De maneira geral, seus interesses e esforços de pesquisa estão centrados nas áreas de Sociologia rural e urbana; Gênero e feminismo; Raça e cor; Trabalho e sociedade; Imagem e representações; Fotografia de rua e documental.
Colabora com o GEPEHTO - Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Trabalho (UFPB/CNPq) e com o GPDOC - Grupo de pesquisa em Fotografia e Audiovisual (CEARTE-PB).
E-mail: claraamenezess@gmail.com
Thiago Panica Pontes (UFPB)
Possui doutorado pelo IESP-UERJ (antigo Iuperj), com passagem pela ENS-Lyon. É Coordenador do CERES, e de suas linhas de pesquisa.
Estas dizem respeito às inter-relações entre dinâmica de classes, processos de socialização e formas de vida, e se prolongam na autocompreensão da razão sociológica, sua natureza e seus pressupostos.
E-mail: thiago.panica@academico.ufpb.br